O
Projeto

A Fábrica de Sonhos é o projeto de teatro e dança educação da Marca Produções Culturais focado no ensino/aprendizagem da arte do teatro e da dança e no desenvolvimento humano através da arte

Promove oficinas com crianças, jovens e adultos em diversos níveis e atua como parceiro na formação e socialização do ser humano, respeitando as características individuais e coletivas das comunidades em que está inserido.Tem como foco o teatro e dança/educação/descentralizados, ou seja, o projeto se insere nas comunidades e a partir das especificidades e necessidades de cada espaço são desenvolvidas as atividades. Outra característica marcante da Fábrica de Sonhos é que os 

profissionais são também artistas com destacada atuação na cena gaúcha. Fundada em janeiro de 2010 pelo professor Marcos Cardoso, a Fábrica de Sonhos desenvolveu ao longo destes anos sua metodologia em 7 cidades do estado, montou mais de 80 peças/coreografias, e atendeu cerca de 5 mil alunos. Desde 2011, ganhou 52 prêmios em Festivais de teatro, entre eles o troféu Cultura FAMURS um dos maiores prêmios destinados a projetos culturais do estado.

Esta história consolida a Fábrica de Sonhos como uma das principais referencias em teatro/dança educação no estado e uma das referencias no país. A Fábrica de Sonhos tem em sua equipe Cassiano Azeredo (Professor de Teatro e Coordenador do projeto), Gustiele Fistaról (Professora de Teatro) Amanda Bianca (Professora de Dança), Adriana Ianzer (Produção), Vitória Luara (Midia). Atualmente conta com 300 alunos de teatro e desenvolve seu projeto em Farroupilha e Pareci Novo/RS.

O que queremos

1.

Preparar o aluno/artista para viver em sociedade de forma questionadora e democrática atuando como transformadores sociais;

2.

Desenvolver a imaginação e o potencial criativo, ferramentas fundamentais no mundo contemporâneo;

3.

Despertar, aguçar e trabalhar os sentidos;

4.

Aprimorar a capacidade de expressão e comunicação do aluno/artista;

5.

Proporcionar aos alunos/artistas a possibilidade de fazer, estudar e assistir arte, além de estabelecer o contato entre as diversas linguagens artísticas;

6.

Participar de mostras, festivais e intercâmbios artístico-culturais.

Funciona assim

  • 1ª Etapa
    A formação do grupo

    Através de jogos dramáticos e dinâmicas coletivas (teatro), e a desmistificação do conceito de “dança” bem como a descoberta das possibilidades corporais (dança), o aluno/artista desenvolve as condições necessárias para trabalhar em grupo e criar um repertório pessoal de movimentos. Além disso, nesta primeira etapa enfocamos o desenvolvimento de valores como respeito, disciplina, comprometimento e o senso de coletividade.


  • 2ª Etapa
    Introdução a linguagem

    O contato com ambas linguagens (teatro e dança) se intensifica nessa etapa. O aluno/artista passa a compreender o corpo como principal ferramenta criadora. No teatro esse é o momento em que os alunos trabalham com a improvisação e jogos teatrais. E na dança, usam os estudos das qualidades de movimento (Tempo, Peso, Espaço e Fluxo), para ampliar os jogos de improvisação em dança colocando o corpo em relação consigo e também com os outros. Ainda neste módulo os alunos/artistas são convidados a desenvolver a montagem de um pequeno esquete teatral ou experimento coreográfico, que sirva como uma síntese da aprendizagem e que poderá ser levado a público ou não.


  • 3ª Etapa
    Introdução a Montagem

    Neste módulo os grupos de teatro e dança desenvolvem uma montagem cênica ou criação coreográfica com maior responsabilidade e acabamento estético para ser levada a público. Compreendemos que a experiência com o público contribui decisivamente para a formação do aluno/artista nesta etapa da aprendizagem.


  • 4ª Etapa
    Elementos da Linguagem ou Carpintaria Cênica

    O grupo, além de desenvolver uma montagem cênica tanto no teatro como na dança, experimenta com maior intensidade a criação e a produção dos elementos da carpintaria cênica (cenário, figurino, iluminação, trilha sonora e adereços). Além disso, propomos que nesta etapa o grupo inicie sua existência enquanto instituição social, inserido e reconhecido na comunidade.


  • 5ª Etapa
    Um passo para a profissionalização

    Além da montagem cênica, o grupo é convidado a estudar, experimentar e desenvolver sua produção fundamentada em uma estética específica. Nesta etapa, inserimos a leitura e discussão sobre a história da arte, as demandas do mercado da cultura bem como a inserção do artista no contexto contemporâneo, instigando o aluno/artista a buscar sua profissionalização na arte.   

Retiro dos Sonhos

O Retiro dos Sonhos é um evento que promove aos alunos atividades de desenvolvimento humano e artístico, com o intuito de que esses alunos reflitam sobre a importância do trabalho que desempenham enquanto transformadores sociais. Reunimos democraticamente os representantes dos grupos de teatro e dança em um final de semana especial, repleto de surpresas e aventuras. O retiro promove a discussão sobre o pensamento coletivo e a importância de olhar o outro com mais sensibilidade

Saiba mais

MOTIN

A Mostra de Teatro Independente é o encontro anual dos alunos, familiares, parceiros e colaboradores da Fábrica de Sonhos. Neste dia os alunos são convidados a assistir apresentações profissionais de teatro, dança, música e exposições de artes visuais, participar de oficinas artísticas e da festa de integração, apresentar seus trabalhos bem como trocar experiências com alunos de todas as cidades em que a Fábrica de Sonhos esta inserida. É um grande momento de integração e aprendizagem entre nossos alunos.

Saiba mais

Mostra Teatral

Cada grupo (a partir da segunda etapa) é convidado a montar uma peça de teatro ou coreografia para apresentar ao público. Poderá ser apenas um exercício cênico, um experimento coreográfico, uma performance...A obra será fruto do trabalho desenvolvido durante aulas a partir das propostas e sugestões dos alunos, bem como de seus professores. Finalizados os processos de montagem, faremos a estréia dos alunos/artistas na Mostra de Teatro e Dança da Fábrica de Sonhos, na qual o resultado artístico será apresentado gratuitamente para a comunidade.

Saiba mais

Intercâmbios artístico-culturais

Dentro das propostas da Fábrica de Sonhos, oportunizar o desenvolvimento cultural dos alunos é nossa prioridade, por isso, realizamos anualmente intercâmbios entre os alunos das diferentes cidades em que atuamos. O ato de assistir e dialogar sobre arte é tão importante quanto a leitura e a prática para o crescimento do aluno. Para isso, desenvolvemos atividades com grupos convidados, assistimos apresentações em outras cidades e participarmos de festivais e mostras de teatro e dança.

Saiba mais

Veja algumas fotos de nossas atividades

Onde acontece

Contato

Use o formulário para enviar sua mensagem
para contato@marcaproducoes.com.br

Fábrica de Sonhos

Endereço: Rua Walter Baungartner, 170 - Zootecnia
Montenegro / RS, CEP: 95780-000

Telefone: (51) 993345359

 

Apoiadores